Consultoria x Coaching

Atualizado: 14 de Mai de 2019

Por Cyrille Schneider

Acredito que uma técnica não elimina a outra. A consultoria se faz necessária quando não há base nenhum para iniciar um processo de coaching.

Por exemplo, já implantei e ajudei a implantar várias empresas do zero no Brasil. Quando o executivo estrangeiro chega no Brasil sem falar português e sem conhecer o país, não adianta achar que o coaching irá ajudá-lo a lançar a operação. Neste momento, ele precisa de respostas e soluções prontas que agilizam o "start" de seu negócio.

Uma vez que tem uma operação em funcionamento, o coaching é recomendado pois o executivo tem condição de colocar em prática todas ferramentas que seu coach lhe proporcionará.

Para as Startup, recomendo sempre iniciar por um coaching organizacional onde ajudaremos a diretoria a estruturar e definir as metas, a estratégia e iniciar a construção de uma cultura empresarial.

Antes de iniciar qualquer processo de coaching de equipe ou coaching executivo é fundamental "tirar uma fotografia" através de um Assessment. Realizar um processo de Assessment é fazer consultoria. Neste momento, o consultor aplica os testes e tem que realizar a devolutiva onde terá que interpretar as informações recebidas do teste para poder explicá-las para seu cliente. 

Quanto melhor será o diagnostico feito pelo consultor, mais fácil será para o Coach definir o programa de coaching.

Neste modo a consultoria é complementária ao coaching. Porém, é fundamental que no momento em que o processo de coaching inicia, o coach deixa de ser consultor para não induzir seu cliente e para o que o desenvolvimento aconteça pela autodescoberta da pessoa e não pelo ensinamento.

Ficou interessado em saber mais sobre Assessment e Coaching? Entre em contato conosco


Tem alguma dúvida?
Precisa de mais informações?

Estamos aqui para ajudá-lo. Preencha o formulário e entraremos em contato.

CBS Partners Brasil © 2014 - 2019 | CNPJ: 20.995.073/0001-78

+55 (11)  5096 0220   

  • Black LinkedIn Icon
  • Preto Ícone YouTube